Beit Midrash Massoret

תורה . תפילה . תיקון Torá . Tefilá . Tikun

Nosso para quê

O beit midrash |בית מדרש| é um conceito existente na cultura judaica há mais de dois mil anos: uma casa de estudos em que se reza, uma sinagoga em que se estuda. 

Nossa missão é expressar ToráTefilá e Tikun |תורה, תפילה, תיקון| — estudar, rezar e consertar a relação do homem com o homem, do homem com a terra.

Acreditamos que é possível manter a relevância dos nossos valores e que nossos ancestrais nos ensinam a encontrar o equilíbrio entre a tradição e a necessária mudança.

 

Entendemos que estas ideias encontram ressonância em um número grande de judeus e de amantes da cultura judaica, pessoas que querem transmitir este legado de luz e fundamentar a dinâmica das suas vidas no amor por Deus, pelos seres humanos e pela terra que nos acolhe. Queremos contribuir para que a espiritualidade, o conhecimento e a convivência pacífica sejam o fruto da ação de todos nós.

 

Notícias

2.3.20

Suspensão das Atividades

Em virtude do desenrolar do surto mundial de coronavírus, acatamos a orientação sanitária geral e das organizações religiosas em particular, suspendendo todas as nossas atividades públicas até o momento da normalização das condições de saúde para todos.

 

Resiliência, paciência, atenção, cuidado e fé!

2.3.20

Apoie o Massoret

As atividades do Massoret, desde o serviço religioso até a maioria dos cursos e as atividades culturais, acontecem exclusivamente graças às contribuições daqueles que nos acompanham. Convidamos você a fazer parte deste time. Visite a página Apoio.

2.3.20

בית מדרש Beit Midrash

Nosso beit midrash está iniciando suas atividades com uma proposta muito boa para os amantes das temáticas judaicas. Estamos oferecendo cursos em Estudos Judaicos e já estamos formando turmas para o início das aulas em abril (à exceção de Mishná, que retoma nesta quarta, 4 de março). Acesse a página Beit Midrash, conheça todas as opções e se inscreva!

2.3.20

Páginas novas

Temos agora 3 novas seções no site, vale a pena conhecê-las! 

2.3.20

תהילים Tehilim

Nesta semana inauguraremos mais um serviço religioso semanal: Tehilim |תהילים| (Salmos). Este serviço consiste em cantar salmos em tom meditativo e devocional. Será conduzido por nossa chazanit |חזנית| (cantora litúrgica) Flavia Virginia.

 

Palavra

da semana

O milagre de Purim segundo a tradição seria a lendária salvação dos judeus persas do extermínio durante o reinado de Achashverosh. Mas não seria altamente irônico nós comemorarmos uma salvação lendária após séculos de perseguições, inquisições, progroms e uns sessenta anos após o Holocausto? Como se pode falar em milagre após termos passado por isso tudo? É aí, no entanto, que está a maior ironia, típica do jogo de claro-e-escuro de Purim: é verdade que passamos, enquanto povo, por tudo isso, mas nós sobrevivemos e voltamos muitas vezes a florescer. Com tudo o que passamos coletivamente, o fato de nós judeus ainda estarmos por aqui, isso, sim, é em si algo extraordinário, um milagre, mesmo. Além disso, a associação feita pelas gerações recentes entre Haman e os nazistas deu um novo sentido para o mandamento de não esquecer o que Amalek, o genocida, é capaz de perpetrar. Nesse sentido, celebrar Purim hoje tem também o aspecto de ser uma forma de resistência contra a disseminação do ódio e do preconceito entre as pessoas e povos. Para o judeu ou judia do século XXI, o milagre de Purim ecoando ao longo dos tempos é o extraordinário fenômeno de nossa sobrevivência apesar dos inúmeros Hamans que encontramos ao longo dos séculos: 'am Israel chai |עם ישראל חי| – O povo judeu continua vivo! Temos muito que celebrar. 

Shabat Shalom,

Rabino Alexandre Leone

Palavra da semana

 

Próximas Atividades

 
 
Shabat Jaboticaba

21.mar

sab

17h

O primeiro Shabat Jaboticaba do ano será uma homenagem ao Rabino Sobel com o tema: Três Vozes Judaicas: Sobel, Heschel e Meyer.

קבלת שבת Kabalat Shabat

6as

19h

Recebemos o Shabat num serviço alegre e participativo, com uma prédica que, esperamos, seja sempre inspirada e inspiradora.

תהילים Tehilim

5as

18h

Oferecemos um serviço espiritual-meditativo através dos salmos cantados em hebraico como um exercício de conexão espiritual e devoção.

שבת Shabat

sabs

10h

Nosso Shabat busca a conexão com o divino por meio da exploração do nusach |נוסח| (modo musical), por um lado, e de melodias que se consagraram com o tempo, por outro. Lemos a Torá e fazemos um estudo sobre ela.

CONTATO
HORÁRIOS

קבלת שבת Kabalat Shabat: sextas às 19:00

+5511 9 6842-0340

Avenida Doutor Arnaldo, 1504

Sumaré

CEP 01255-000

São Paulo capital

שחרית שבת Shacharit Shabat: sábados às 10:00

שיעורים Aulas: ver GRADE

COPYRIGHT

© 2019-2020

Beit Midrash Massoret

בית מדרש מסורת

Todos os direitos reservados.

Ez. 20:37

״והבאתי אתכם במסורת הברית״

"E eu vos trarei ao elo da Aliança"