Beit Midrash Massoret

תורה . תפילה . תיקון Torá . Tefilá . Tikun

30.4.20

Novo número

Substituímos o nosso número de telefone; por favor, anote o novo nos seus contatos​ para continuar recebendo nossa comunicação.

11 9 7160-1535

25.3.20

בית מדרש Beit Midrash

Nosso beit midrash está iniciando suas atividades com uma proposta muito boa para os amantes das temáticas judaicas. Estamos formando turmas para os cursos em Estudos Judaicos. Os cursos serão dados via aplicativo Zoom até a normalização da situação atual. Acesse a página Beit Midrash, conheça todas as opções e se inscreva!

Palavra da semana

Notícias

Massoret online
פרשות בהעלותך Parashat Behàlotkha
 
קבלת שבת Kabalat Shabat

6as

19h

Recebemos o Shabat num serviço alegre e participativo, com uma prédica que, esperamos, seja sempre inspirada e inspiradora.

שבת Shabat

sabs

10h

Nosso Shabat busca a conexão com o divino por meio da exploração do nusach |נוסח| (modo musical), por um lado, e de melodias que se consagraram com o tempo, por outro. Lemos a Torá e fazemos um estudo sobre ela.

Próximas atividades

 

Palavra

da semana

Seguindo um costume que data dos primeiros séculos desta era, lemos nas nossas festividades (chagim |חגים|) um dos cinco rolos chamados megilot |מגילות|. O rolo que corresponde a Shavuot é Rute, que virá a ser a bisavó do grande rei David. O Rolo de Rute conta a estória desta moabita, nora da judaíta Naomi, que jura ser sua acompanhante para o resto de seus dias quando, num golpe da vida, Naomi perde seu marido e seus dois filhos, caindo na pobreza extrema — o que as leva de volta para sua Belém natal. É uma estória que enfatiza a lealdade e o amor da nora pela sogra e que tem como pano de fundo as leis sociais da Israel antes da era monárquica.

Três dos cinco rolos têm mulheres fortes e decididas como protagonistas. A trama em Rute é totalmente urdida por sua sogra e por ela, mostrando uma liberdade de ação e entendimento e com um tal controle sobre as decisões sobre onde, com quem e como viver que surpreende quem se habituou a pensar no texto bíblico exclusivamente como espelho de um patriarcado duro com as mulheres. 

 

Lendo os rolos, vemos que não era assim, em Israel. As mulheres, ainda que tenham sido bem menos lembradas nos nossos textos do que os homens, gozam de uma autonomia de ser que nos espanta e causa admiração. Em Rute, a autodeterminação e a inteligência das protagonistas costuram o que podemos chamar "a ética da casa": a ação é centrada no tripé terra, pão e família, algo que, segundo o Qohelet |קוהלת| (Eclesiastes, rolo lido em Sukot |סוכות|), é a morada da real felicidade.

 

Chag Sameach!

 

Chazanit Flavia Virginia

CONTATO

+5511 9 7160-1535

Avenida Doutor Arnaldo, 1504

Sumaré

CEP 01255-000

São Paulo capital

Brasil

HORÁRIOS

קבלת שבת Kabalat Shabat: sextas às 19:00

שחרית שבת Shacharit Shabat: sábados às 10:00

COPYRIGHT

© 2019-2020

Beit Midrash Massoret

בית מדרש מסורת

Todos os direitos reservados.

INSPIRAÇÃO

״והבאתי אתכם במסורת הברית״

"E eu vos trarei ao elo da Aliança"

Ez. 20:37

senha 747988