top of page
Bibliotikun

Em 2021, o nosso querido diretor para Ação Social, Decio Zylbersztajn, nos propôs uma ação relacionada ao tikun ʿolam |תיקון עולם| (melhoramento do mundo) que seguiu um curso muito interessante: durante uma série de encontros, ele conduziu dinâmicas que levassem nossa própria congregação a refletir sobre qual seria a melhor ação de tikun para o Massoret encampar. O primeiro projeto que surgiu foi o de uma biblioteca. E assim surgiu o Bibliotikun.

Com o passar do tempo, esse conceito veio se ampliando e se bifurcou em dois projetos distintos, cada um com ações específicas:​

Projetos

2.png

Biblioteca Massoret

Nossa biblioteca será inaugurada no dia 11 de fevereiro de 2023, às 17h. Ela se foca em textos sobre Judaica; duas ações se desenvolverão a partir dela:

  1. Círculo de Leituras: em um encontro mensal, debateremos livros de ficção de autores judeus ou que tratem de temas judaicos, tanto tradicionais como contemporâneos, encerrando as sessões com poesia. Os textos serão anunciados com antecedência para que todos possam se preparar.

  2. Ciclo de Palestras: também mensalmente convidaremos pessoas para conversar conosco sobre temas pré-estabelecidos que sejam do interesse do nosso qahal.

3.png

Zekaneinu – Nossos idosos

Já iniciamos em 2022 ações envolvendo os idosos e daremos continuidade neste ano a partir das seguintes ações:

  1. Campanhas materiais: através delas, colhemos materiais que são necessários nos lares que visitamos, frequentemente carentes.

  2. Apoio psicológico: aos profissionais que atuam com o cuidado de idosos.

  3. Encontros: levamos aos idosos música, jogos, contação de estória e outras atividades que possam alegrá-los.

  4. Memória: estamos engajados num projeto de gravação das memórias de suas vidas, mantendo assim vivo o legado pessoal de cada um.

projetos
bottom of page