Nós

O beit midrash |בית מדרש| é um conceito existente na cultura judaica há mais de dois mil anos: uma casa de estudos em que se reza, uma sinagoga em que se estuda. 

Nossa missão é expressar Torá, Tefilá e Tikun |תורה, תפילה, תיקון| — estudar, rezar e consertar a relação do homem com o homem, do homem com a terra.

Acreditamos que é possível manter a relevância dos nossos valores e que nossos ancestrais nos ensinam a encontrar o equilíbrio entre a tradição e a necessária mudança.

 

Entendemos que estas ideias encontram ressonância em um número grande de judeus e de amantes da cultura judaica, pessoas que querem transmitir este legado de luz e fundamentar a dinâmica das suas vidas no amor por Deus, pelos seres humanos e pela terra que nos acolhe. Queremos contribuir para que a espiritualidade, o conhecimento e a convivência pacífica sejam o fruto da ação de todos nós.

Rabino Alexandre Leone

Alexandre Leone é rabino ordenado pelo Jewish Theological Seminary of America de Nova Iorque; doutor em Filosofia pela FFLCH-USP, doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH-USP, pós-doutor em Filosofia pela FFLCH-USP; professor de Teologia na UNISAL, professor colaborador do programa de pós- graduação DLO-FFLCH-USP; pesquisador do Centro de Estudos Judaicos da USP; rabino emérito do Bnei Chalutzim – Comunidade Judaica de Alphaville e rabino do Beit Midrash Massoret. Estudioso do pensamento judaico medieval e moderno. Sua área de interesse e pesquisa é ligada ao aspecto ético e humanista do pensamento judaico. Autor de livros e artigos sobre filosofia e pensamento judaico.

O rabino Leone é responsável pelo rabinato e pelos assuntos acadêmicos do Massoret.

AL.jpeg

Diretoria

Maurício Mindrisz

Presidência; Comissão de Culto

Selma Gurfinkel

Tesouraria; Comissão de Culto

Gilberto Zucco

Patrimônio

Flavia Virginia

Beit Midrash; Comissão de Culto; Comunicação Visual

Shelichat Tzibur |שליחת ציבור| (oficiante dos serviços religiosos)