top of page

Mitzvá: um mandamento

Muitas vezes ouve-se alguém judeu dizendo: "É uma mitzvah!" geralmente se referindo a um ato benéfico e caridoso realizado por outra pessoa. No entanto, a palavra hebraica mitzvah não significa “uma boa ação” nesse sentido.

Mitzvah significa literalmente "mandamento". Na verdade, a tradição judaica entende que exatamente 613 mitzvot derivam da Bíblia Hebraica. Os 613 estão listados no Sefer Hamitzvot (Livro dos Mandamentos) de Maimônides, divididos em mandamentos “positivos” (coisas que se deve fazer) e “negativos” (coisas que não se pode fazer).

Não é simplesmente uma “boa ação”, por exemplo, abster-se de assassinar ou roubar. E da mesma forma, as mitzvot que tratam de alimentar os pobres, agir com bondade para com os estrangeiros ou observar o sábado são muito mais significativas na tradição judaica do que meras sugestões divinas sobre como ser bom. Mitzvot são mandamentos, tradicionalmente entendidos como vindos de Deus e destinados a serem observados pelo povo judeu.

Veja, eu coloquei diante de você a bênção [de observar os mandamentos] e a maldição [a punição potencial por deixar de cumprir as mitzvot] - portanto, escolha a vida!

Parece que até mesmo Deus reconheceu que os judeus tinham uma escolha no assunto - e estava claramente sugerindo a escolha certa.

Mas por que os israelitas bíblicos deveriam ter se incomodado em aceitar e cumprir as mitzvot? Depois que Deus resgatou o povo judeu da escravidão no Egito, Deus esperava que os israelitas, por sua vez, cumprissem as mitzvot em eterna e amorosa gratidão por essa redenção. No entanto, a gratidão só vai até certo ponto, especialmente quando se trata de observar mandamentos como respeitar a dieta kasher ou o Shabat. Nos últimos 3.000 anos ou mais, cada geração de judeus, rabinos e estudiosos analisou e argumentou sobre exatamente porque o povo judeu deveria continuar a cumprir as mitzvot.

E não é apenas 613 mitzvot que estamos falando! Mesmo depois da era histórica da Bíblia Hebraica, gerações de rabinos continuaram a atualizar, adaptar e gerar mandamentos novos e mais modernos – todos entendidos como derivados do 613 original na Torá . Hoje, os judeus não praticam mais sacrifícios de animais ou dão presentes agrícolas para uma classe hereditária de sacerdotes, mas existem mitzvot modernas (frequentemente objeto de controvérsia ideológica) que lidam com questões relacionadas à doação de órgãos, a kashrut (aptidão para comer) de produtos orgânicos frutas e vegetais, e relações inter-religiosas. Os mitzvot tratam de cada aspecto de como alguém deve conduzir uma vida judaica.

Por que observar os Mitzvot?

A Torá geralmente explica que o povo judeu deve cumprir as mitzvot simplesmente porque Deus nos ordenou que o fizéssemos, ou por causa das potenciais consequências negativas que resultariam do não cumprimento. Outros pensadores se esforçaram para provar que as mitzvot são ações completamente racionais e lógicas que qualquer pessoa moral e ética acolheria com prazer. Outros ainda afirmam que os mandamentos realmente nos melhoram como seres humanos, nos refinando como pessoas retas e justas, ou que cumprir os mandamentos de Deus na verdade tem um efeito cósmico sobre o tecido espiritual de toda a criação. E alguns pensadores até rejeitam a importância de fazer essa pergunta inteiramente, argumentando que a única razão legítima para o cumprimento das mitzvot é obedecer aos mandamentos de Deus e cumprir nossa parte na aliança entre Deus e o povo judeu.

Algumas pessoas cumprem as mitzvot porque as ajuda a identificar e se sentirem parte da comunidade judaica mais ampla, outras porque acreditam que foram ordenadas a fazê-lo, e ainda outras simplesmente porque é prazeroso, uma alegria, celebrar os feriados judaicos e rituais domésticos. Mas qualquer que seja a razão que motive alguém a observar os mandamentos é, na tradição judaica, menos importante do que o próprio cumprimento das mitzvot: Pode-se dizer que a "ação" é mais importante do que o "credo". Ou seja, como nos comportamos neste mundo, em relação aos nossos semelhantes e ao mundo em que vivemos, é, em última análise, mais importante do que podemos acreditar. Em última análise, as mitzvot são uma abordagem exclusivamente judaica de viver uma vida santa neste mundo.


Mauricio Lindembojm Mindrisz

bottom of page